21 de out. de 2011

lavando louça

Lavar louça é chato. Muito chato. Mas há algumas dicas que podem tornar este momento um pouco menos pior. A primeira é não deixar acumular. Não precisa acabar de comer e já ir para a pia, mas é essencial lavar a louça após cada refeição ou, quando você menos esperar, não conseguirá mais nem saber a cor da sua pia - e isso só contribui para que a preguiça aumente.

Não se esqueça de colocar algum cd agitado e que você saiba cantar junto bem alto. Separe a louça em categorias - empilhe os pratos, junte os talheres numa tigela e empilhe as panelas, também. Organize sua pia antes de começar.

Lave primeiro os copos - você não vai querer passar a mesma bucha num copo sujo de água depois de ter lavado aquela frigideira gordurenta - e depois os talheres. Dependendo da quantidade de copos no escorredor, já guarde-os ou não haverá espaço para mais nada - copos ocupam um espaço filho da puta. Depois lave os pratos, tigelas e tudo que for de plástico e vidro. Por último, as panelas, que sempre são mais sujas. Primeiro passe sabão em tudo que for da mesma categoria, depois enxagüe. Isso economiza tempo.

Eu sempre jogo uma água individualmente antes de passar a buchinha, para dar uma amolecida na sujeira e tirar o grosso. Para as panelas com cracas de gordura, é só colocar um pouco de água e deixar ferver. A água quente irá amolecer a sujeira.

Panelas de alumínio devem ser areadas (fui descobrir que isso existe este ano hahaha): você vai precisar de uma palha de aço. E de preferência de sabão em pasta, mas o detergente também funciona. É só esfregar bem bonitinho, e as panelas vão ficar brilhando.

Depois de a louça ter sido toda lavada, esfregue bem toda a pia com a parte verde da buchinha e detergente, e depois enxagüe, assim sua pia ficará limpinha para você, por exemplo, poder picar legumes nela sem medo.

0 comentários:

Postar um comentário